Foco, disciplina e a diferença entre sonho, objetivo e meta

Foco, disciplina e a diferença entre sonho, objetivo e meta.

Ter um objetivo e foco, é fundamental para sua energia e entusiasmo

Existem 3 pontos básicos, que considero fundamentais para que possamos atingir resultados, cumprir metas e realizar sonhos em quaisquer áreas de nossas vidas. Seja com a família, no ambiente de trabalho, na vida pessoal, etc., eles são:

– Ter um OBJETIVO definido

FOCO

DISCIPLINA de execução

Primeiro, vamos falar um pouco sobre as diferenças entre SONHO, OBJETIVO e META.

Vou partir da premissa que todos nós, devemos ter objetivos a alcançar na vida, sonhos a serem realizados, etc., por que sem isso, perdemos o sentido da vida, o entusiasmo, a força para realizarmos coisas, vivemos como robôs, zumbis, numa rotina maçante que nos tira toda a energia. Sem isso, não temos motivos para agir, para dar o próximo passo, sair do lugar.

No filme “Alice no País das maravilhas”, em certo momento acontece o seguinte diálogo:

Alice: Para que lado fica a saída?

Gato: Depende. Para onde você quer ir?

Alice: Não sei. Estou perdida.

Gato: Então tanto faz, qualquer caminho serve.

Isso ilustra bem o que descrevi acima Se não temos objetivos, metas, sonhos a serem realizados, tanto faz para onde vamos, o que fazemos, etc.

Tudo fica sem motivo, sem razão.

Partindo da premissa de que todos devemos sonhar, vamos falar um pouco sobre o que é sonho. Sonho é a manifestação de um forte desejo de fazer, ter algo. Geralmente, começamos a “sonhar acordados” durante a adolescência. Alguns de nós perde a capacidade de sonhar, ao longo do tempo, em função da rotina maçante, do stress, dos problemas cotidianos e alguns outros, continuam sonhando até a velhice, ,mas infelizmente, a maioria não toma qualquer ação para realizar seus sonhos.

É comum ouvirmos coisas do tipo:

“Meu sonho é morar numa casa grande, num bairro bem legal!”

Veja, isso é a manifestação de um desejo, de morar numa casa grande e num bairro legal, mas não especifica absolutamente nada além disso. Parece algo abstrato, distante, pois não define nem o tamanho da casa, nem o que seria um bairro legal. Chamemos a isso de sonho, ou manifestação de um desejo.

Qual a diferença disso para OBJETIVO?

Quando defino um objetivo, a partir desse sonho ou desejo manifestado, seria mais ou menos assim:

“Quero morar numa casa de pelo menos 300m2, no bairro do Morumbi em São Paulo, que tenha pelo menos 4 dormitórios e 4 vagas na garagem”

Dá pra notar a diferença da definição acima e da manifestação do desejo de morar numa casa grande descrito antes?

Isso pode ser considerado um OBJETIVO.

Qual a diferença de OBJETIVO para META?

Quando se estabelece uma meta, se quantifica, temporiza, coloca-se um “alvo”, um prazo a ser atingido. Explico:

Continuando no caso da casa, vamos estabelecer a seguinte META:

No prazo máximo de 3 anos, a partir de agora, estarei morando na minha casa, com as características descritas acima, no bairro do Morumbi.

Veja que nesse caso, eu estabeleci um prazo para atingir meu objetivo e assim, realizar o meu sonho ou desejo manifestado.

O próximo passo, seria definir o como atingirei essa meta, mas ai, já esteremos falando de PLANO, que deverá ser assunto para um outro post.

Uma vez que já manifestei meu desejo, baseado nele defini um OBJETIVO e uma META a ser cumprida, chegou a hora de falarmos de FOCO.

O que é FOCO?

FOCO é o que nos permite concentrar, direcionar nossas energias, nossas forças, direcionar todos os nossos recursos disponiveis, sejam eles físicos, financeiros, intelectuais ou emocionais, para atingir nosso objetivo e consequentemente, realizar nosso sonho.

FOCO é o que nos dá energia para colocarmos de lado as distrações que nos assolam diariamente e voltar novamente nossas energias para cumprir a META estabelecida. Exemplo:

Imagine que durante a sua jornada em prol do seu objetivo, surge uma daquelas oportunidades mirabolantes, trazida por algum parente, amigo ou mesmo por algum App ou site que você acessa, falando sobre um apartamento em Santos-SP a 2 quadras da praia, por um preço muito abaixo do valor de mercado. Embora, possa parecer uma oportunidade excelente, lembre-se que sua META é atingir o OBJETIVO de morar na sua casa no Morumbi em no máximo 3 anos. Se você estiver realmente focado, determinado, você considerará essa oportunidade uma distração e a colocará de lado, voltando novamente sua atenção para o que é necessário para atingir seu OBJETIVO.

“Quem tem FOCO, faz o que tem que ser feito e não o que quer fazer!”

Ok. Agora que você já manifestou seu desejo, definiu um OBJETIVO, estabeleceu um META para atingi-lo e definiu que vai colocar todo o seu FOCO nisso, chegou a hora de falarmos sobre DISCIPLINA de execução.

É isso amigos. Sem ação, sem execução, nada acontece. E sem disciplina para executar aquilo que tem que ser feito, continuamente, consistentemente, nada acontece. É a ação que nos permite materializar qualquer coisa. Exemplo:

Você precisa definir, escrever e executar algumas ações básicas que se não o fizer, pode ser que a oportunidade bata à sua porta e você não esteja preparado para agarrá-la, tais como:

Definir em que região do bairro do Morumbi você quer morar. Numa rua ou quadra específica?

A casa pode ser germinada ou tem que ser totalmente isolada dos lados?

Você quer o sol banhando a sua sala pela manhã ou no final do dia?

A casa deve ter jardim?

Qual o valor médio de um imóvel com essas características nesse bairro?

Qual o valor máximo você está disposto a pagar para realizar seu sonho?

Vale a pena fazer financiamento?

Quais as melhores taxas de financiamento imobiliário do mercado?

Quais as imobiliárias que oferecem os melhores imóveis nessa região?

Quando você começará a visitar imóveis e com qual frequência?

 

Veja que são coisas, definições, ações aparentemente simples, mas se você não definir, escrever, executar, corre o risco de não realizar absolutamente nada.

Se você se propuser a estabelecer OBJETIVOS de curto, médio e longo prazo, estabelecer METAS agressivas para atingì-los, mantiver o FOCO e a DISCIPLINA de execução do seu plano, o sucesso é garantido.

Pode acreditar!

Um abraço e até o próximo post.

1 Comment

  1. O exemplo da “Alice” foi muito bom… Realmente preciso estudar e muito para entender muitas coisas do nosso dia a dia, principalmente as que nos tiram energia e não devolvem!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2017 Evento Motivador

Theme by Anders NorenUp ↑