Perseverar

Perseverar é a chave para atingir seus sonhos!

Perseverar, persistir são quase palavras de ordem nos dias atuais.

Vivemos num mundo onde tudo é efêmero, passa muito rápido, acaba muito rápido, não tem valor.

Todo mundo quer ficar milionário sem fazer força, sem perseverar, ganhar na loteria sem jogar e como diz a música, fazer o milésimo gol, sentado na mesa de um bar.

Em função disso, vemos as pessoas pulando de uma coisa para outra e procurando explicações para isso.

Quase ninguém tem ou quer ter a coragem de perseverar, de persistir, com foco no objetivo, até alcançá-lo.

Isso cansa e é chato, deixa eu buscar uma fórmula rápida no Youtube ou no Google.

Queremos sempre o máximo prazer e conforto, sem esforço.

Sempre que me pego pensando em alguma situação em que se tem que persistir, perseverar, ter força de vontade, perseguir incansavelmente o objetivo, me vem a mente um desenho que assisti muito e que muita gente assiste ainda hoje.

Papa-léguas.

No desenho, o coiote persegue incansável e infinitamente o papa-léguas, como se não existisse nada mais no universo.

Ele se ferra direto, cai de precipícios, é atropelado por trens, por pedras, bigorna na cabeça, etc.

Ele não desiste nunca.

Caiu, bateu, se ferrou, na próxima cena está ele lá com um sorriso malicioso no rosto e traçando a proxima estratégia para capturar o seu alvo e atingir seu objetivo.

Como o coiote, também devemos persistir.

Claro que devemos utilizar inteligência intelectual e emocional para planejar e executar melhor do que ele, até porque, ele é incansável e imortal. É um personagem de desenho animado.

Temos que tomar muito cuidado para distinguir o que é persistência do que é teimosia.

Persistência é o que o coiote faz. Ele traça diferentes estratégias, busca diferentes caminhos, mas continua perseguindo o mesmo objetivo.

Teimosia é fazer a mesma coisa repetidas vezes, do mesmo jeito, nos mesmos cenários, com as mesmas pessoas e querer obter resultados diferentes.

Isso é TEIMOSIA. Isso é INSISTIR no erro.

Se você está executando algum projeto de vida, seja de educação, seja você um empreendedor corporativo ou está nesse momento cheio de energia e criando seu proprio negócio, PERSISTA.

Busque diferentes caminhos, tenha um plano e execute.

Falhou?

Senta novamente e volta para a prancheta. Veja o que falhou e o que você poderia ter feito melhor, diferente, de maneira mais eficiente, eficaz.

Procure quem já empreendeu nessa área, chame para tomar um café, pergunte, peça orientação, tente aprender com os erros dele.

Procure fazer parte de grupos que tenham interesses parecidos com os seus. Procure um mentor.

Porque é importante tem um mentor?

Imagine que Oprah Winfrey, Tiger Woods, Michael Jordan, todos tem mentores. Se pessoas que conseguiram atingir um nível tão alto de performance tem um mentor, porque você não teria?

Busque as estratégias corretas, envolva as pessoas corretas e necessárias, reveja seus planos e PERSISTA, persiga seu objetivo até atingi-lo.

Com isso, você não só sentirá um nível de satisfação enorme, como desenvolverá a inteligência emocional necessária para superar quaisquer obstáculos que venham a surgir na sua frente.

Um abraço e até o próximo post.